Redes sociais:

MENU

Pesquisar
Close this search box.

Projeto Literário

Projeto Literário,

Olá, Professores e Professoras!

Como eu havia prometido no post que fiz na outra rede social de compartilhar com vocês o passo a passo para desenvolver um projeto de leitura com os estudantes de vocês, pois bem, estou para cumprir a promessa e apresentar a ideia de trabalho a partir de da Ficha Literária. Essa ficha de literária está no post anterior, basta voltar depois que sair daqui.

Para baixar o material

CLIQUE AQUI

Como sabemos a dificuldade de leitura e escrita assola as nossas salas de aula, e depois dessa pandemia ainda mais, não é? E nós que somos professores raízes adoramos uma intervenção pedagógica para subsidiar esses processos.

E como sabemos os projetos pedagógicos, eles surgem a partir das necessidades emergenciais da escola. E esses projetos podem ser desenvolvidos não só para trabalhar questões de aprendizagem, mas, também, para trabalhar questões de comportamento, as emoções etc…

E por que trabalhar com projetos é tão bom?

Primeiro porque as crianças adoram essas propostas de trabalho, elas sabem que essas atividades na sala de aula vem carregada de novidades e de novas oportunidades de aprendizagem.

Depois, porque o trabalho com projetos na sua totalidade costumam trazer resultados a curto prazo. O que é muito bom e facilita a aprendizagem.

Por fim, esse  tipo de proposta mobiliza a todos, porque a partir dessas ideias que ressignificam o fazer pedagógico dando um novo sentido à escola.

Pensando fora da caixa

Aqui, vou trazer com considerações acerca de como tenho pensado a prática de sala de aula nos últimos temos. Espero que gostem da leitura e sintam-se também desafiados a fazer o novo sem medo das observações de quem não tem coragem de ir em busca.

É inquestionável que precisamos repensar constantemente a nossa prática pedagógica enquanto professor, isso se da por vários motivos: a nossa formação inicial não nos preparou para todos os desafios de sala de aula. O avanço tecnológico facilita os processos, mas, muitos professores ainda não dominam estes recursos. A nossa clientela, ou seja, os nossos estudantes tem uma predisposição de aprendizagem muito maior, com relação ao nosso tempo. Esses são apenas alguns dos fatores que nos provocam a repensar a nossa práxis pedagógica.

Não é mais tão eficiente chegar na sala de aula e pensar que lápis, caderno e uso do quadro branco dará conta de todas as demandas de aprendizagem dos estudantes, isso está muito além, o professor deste século precisa estar muito além disso. E nesse momento eu abro um parênteses para que dizer antes de toda e qualquer habilidade o professor precisa ter um perfil PESQUISADOR, isso mesmo, ir em busca, romper paradigmas, encontrar soluções onde ninguém onde conseguiu enxergar, mostrar sim que é capaz de transformar toda e qualquer situação de desafios em oportunidades.

Muitos podem dizer que nos campo das ideias é muito fácil falar, mas eu acredito sim que é possível quando queremos. Que não é fácil isso já sabemos, mas o que precisamos fazer é ir em busca de romper o impossível.

Pensem assim: eu sou um professor que transforma.

Por Leonel Barbosa