Redes sociais:

MENU

Pesquisar
Close this search box.

Ditado com Adedonha

COMPARTILHE:

R$ 7,00

Ditado com Adedonha

Categoria

Descrição

Agora, vamos aprender na prática como desenvolver essa atividade:

Aqui, vou descrever um pouco dessas atividades, depois explico pra vocês de que modo vocês devem desenvolver as atividades.

Essas atividades têm como possibilidade trabalhar a letra M, G, J e os dígrafos SS e CH.

A possibilidade de trabalhar com ditados é muito boa, pois além de trabalhar a escrita é possível também trabalhar com a leitura, atenção, concentração e escuta das crianças. Muitas possibilidades para assegurar o desenvolvimento das crianças.

Agora, vamos ao passo a passo:

Primeira etapa: quando for trabalhar com as letras é importante levar ela separadamente para que as crianças possam reconhecê-la e visualizá-la melhor.

Segunda etapa: nessa etapa o professor pode levar as frases separadas em envelope e sortear para que as várias possam realizar a leitura de uma das frases, assim, teremos um número maior de participação.

Terceira etapa: se preferir o professor pode esconder as frases na classe antes que as crianças cheguem e assim que o professor explicar como será a atividade eles começam a procurar as frases e na medida que em que eles forem encontrando fazendo a leitura e e registrando na folhinha as respostas. Se preferir o professor pode fazer duplas, caso o nível de leitura da turma não seja tão bom. Facilita o processo e as crianças não se sentem constrangidas.

Quarta etapa: nessa última parte da atividade é hora de fazer a socialização com a turma. O professor pode preparar uma correção coletiva, ou individual. No coletivo o você poderá criar um círculo onde cada criança pode soletrar as letras que formam as palavras, no caso dela não saber lê ainda. E com o estudante que já consegue ler, pode pedir pra ela ler toda palavra e na sequência soletrar também, e por que o leitor experiente deve soletrar? Simples! Para que as crianças que ainda não conseguem escrever convencionalmente possam conferir a sua escrita, ou sejam, se escreveu a palavra corretamente. Nesse caso é aconselhável que o professor oriente a criança a não apagar o que ele construiu, e para ela fazer ao lado a escrita da palavra o jeito correto de se escrever. Desse modo o professor cria um espaço de aprendizagem lúdico e cheio de possibilidades, onde o próprio estudante é sujeito das suas aprendizagens e o professor é apenas o mediador. Como sugere as metodologias ativas tratadas na BNCC.

E quando for a vez dos dígrafos?

Deixa que eu te explico.

Para fazer com os dígrafos você pode usar as mesmas estratégias. Só que no campo do discurso você pode explicar para elas o que são dígrafos para que elas possam compreender melhor. No final você podem também sugerir outras atividades para garantir máxima aprendizagem. A exemplo: pesquisa com recorte e colagem para construir um dicionário de palavras.

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Ditado com Adedonha”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *