Descrição
Banco de Palavras e Frases,
Descrição do material:
O arquivo contém de 10 fichas diferentes que formam o Banco de Palavras e mais 10 fichas diferentes que formam o Banco de Frases
O sonho de todo professor alfabetizador é ver seu aluno lendo com fluência, isso é fato. Mas você sabe o que é fluência de leitura?
Bom, vamos lá!
O leitor fluente é aquele que reproduz com facilidade uma lista de palavras ou mesmo um texto seja em qualquer estrutura que se encontre. Para que isso ocorra, alguns pontos são cruciais no decorrer do processo de desenvolvimento do leitor, como a precisão, a velocidade e o reconhecimento automático das palavras. Compreendendo de fato o que é ser um leitor fluente, fica evidente que antes da leitura fluente a criança precisa decodificar com precisão.
Um fator de extrema importância no quesito decodificação e que determinará a velocidade da leitura é a percepção visual, pois compreende-se que leitura ocorre primeiro no campo visual e se dá por sacadas de quatro a cinco letras por vez. Agora, pensem comigo como que meu aluno pré-leitor ou leitor iniciante irá ler palavras completas? O ideal segundo várias pesquisas voltadas para a Ciência da leitura é que iniciemos pelas partículas sonoras (fonemas) e assim, gradativamente com atividades lúdicas e prazerosas, sejam apresentadas as relações letra/som. Desta forma, a criança conhecendo os sons e decodificando com precisão não irá esquecer da palavra lida ao final da leitura, pois quando a crianças conhece e aprende a juntar apenas nomes de letras, o processo de compreensão e de fluência torna-se muito mais complicado.
Uma casa não é construída de cima para baixo, da mesma forma a leitura. Já é comprovado que para que a criança leia com precisão ela necessita decodificar de forma automática a relação letra/som, e só assim, ler palavras com precisão, para que consequentemente adquira velocidade de leitura, e por fim, ler com prosódia e adequação. Sendo assim, a criança que não consiga ler de modo fluente terá a compreensão comprometida. As pesquisas demonstram a eficácia da fluência de leitora na compreensão dos textos lidos, evidenciando que é preciso treinar de modo sistemático a primeira.
E, foi pensando em tudo que foi tratado acima que produzimos FICHAS DE LEITURA ACUMULATIVAS, iniciando com palavras e logo depois leitura de frases. É importante que a criança adentre a este “mundo fônico” para não venha cometer o equivoco de juntar nomes de letras e gastar energia cerebral tentando adivinhar a palavra. Conhecendo já os sons das letras e lendo das partes menores para a maior (palavras ou frases) ela identificará com facilidade a palavra ganhando assim, precisão na leitura.
Algo, muito importante de ser ressaltado é a que quanto mais a criança repete a ficha de leitura mais precisão ela adquire.
Vamos ao passo a passo:
1º Trabalhe os sons das letras de forma lúdica com as crianças;
2º Faça a relação letra/som;
3º Apresente a ficha de leitura em forma de cartaz, e leia para a turma;
4º Distribua as fichas para que as crianças leiam e faça as intervenções necessárias.
5º Dedique um momento da sua aula todos os dias para a leitura da ficha, para que as crianças se sintam seguras e confiantes a cada dia.
Bom trabalho!
Avaliações
Não há avaliações ainda.