A atividade “Escrevendo o Oposto” tem como objetivo desenvolver o raciocínio linguístico, o vocabulário e a compreensão semântica dos alunos em processo de alfabetização. A partir de frases simples, as crianças são convidadas a identificar palavras ou expressões e escrever seus opostos (antônimos). Essa prática estimula a reflexão sobre o significado das palavras, amplia o repertório lexical e favorece a construção de sentido, além de fortalecer a leitura e a escrita de forma lúdica e contextualizada.
-
EF01LP05 – Reconhecer e compreender palavras e expressões em textos, estabelecendo relações entre elas, identificando semelhanças e diferenças.
-
EF01LP07 – Ampliar gradativamente o repertório de palavras, compreendendo seus significados e relações de sentido (como sinônimos e antônimos).
-
EF01LP10 – Identificar e usar adequadamente sinais de pontuação e convenções da escrita ao produzir palavras e frases.
-
EF15LP18 – Reconhecer letras, sílabas e palavras, estabelecendo relações entre sons e grafias.
-
EF02LP12 (para o 2º ano) – Identificar e usar, em situações de escrita, recursos linguísticos que expressam relações de sentido (oposição, causa, tempo etc.).
- E aí? Muito boa essa atividade, não é?
Então, não deixa de curtir as minhas redes sociais e baixar os materiais.
Qualquer coisa me manda mensagem no direct do Instagram: @onovoprofessor
Para ver o vídeo de como realizar essa atividade, veja o vídeo no meu perfil do Instagram – O Novo Professor.
E se preferir manda mensagem no meu Pinterest: O Novo Professor