Redes sociais:

MENU

Pesquisar
Close this search box.

Pastorzinho – Atividade de Leitura e Interpretação

Pastorzinho – Atividade de Leitura e Interpretação,

Acredito que grande parte dos professores gostam de trabalhar com as cantigas de populares. Esses textos curtos e de fácil memorização ajudam muito no processo de alfabetização, porque carregam na sua simplicidade muitos significados.

Confiram na íntegra a atividade completa.

Esse arquivo é gratuito e para baixar

CLIQUE AQUI

AS CANTIGAS POPULARES

Como já abordei inicialmente os texto curtos (cantigas de roda, poema, tirinhas, parlendas etc) são textos de fácil memorização e muito relevante para o processo de aquisição de leitura e escrita. Esses tipos de textos auxiliam nessa tarefa aprender. Existem muitas vantagens de trabalhar com esse tipo de texto, aqui, irei abordar alguns pontos de positivos de experiências próprias de sala de aula. Vamos lá?

Quando estava trabalhando com turmas de alfabetização sempre me senti provocado para melhorar os processos de ensino e de aprendizagem. Eu não queria repetir com meus alunos as atividades de alfabetização que os meus professores fizeram comigo, porque lembro-me bem do quão era cansativo isso. Então comecei a fazer atividades diferenciadas para os meus alunos usando os recursos que tinha disponível. No começo foi bem difícil, logo depois eu comecei a perceber possibilidades onde antes não havia “nada”. Com isso eu passava a conquistar minhas turmas e a aprendizagem passava a acontecer de forma mais rápida. E isso me encantava e me fascinava pela Alfabetização. Os resultados de estudo, dedicação, produção e execução eram extensos, mas, valiam apenas, porque tudo que eu preparava poderia ser aproveitado em outros momentos. Logo, todo recurso que eu produzia era abordado com uma respectiva de interdisciplinariedade e isso tornou-se mais um fato positivo para a minha prática.

Agora, vamos pensar juntos em como desenvolver essa atividade de forma prazerosa com as nossas crianças?

A ideia dessa atividade inicialmente parece ser simples, mas na verdade ela está cheia de possibilidades.

Como primeira etapa vocês levar a música para a turma apreciar no primeiro momento, logo após, vocês podem lançar perguntas para saber quem conhecer a música, e se conhece, onde ouviu ela, para poder aguçar os conhecimentos prévios delas. No segundo momento, vocês podem apresentar a letra da cantiga em um cartaz, realizar uma leitura apontada e na sequência pedir que eles identifiquem no texto algumas palavras que lhe chamaram a atenção. Essa atividade de reconhecimento de palavras em texto é muito importante de ser realizada. Em outro momento entregar a atividade fotocopiada para eles, para que seja feita a identificação das palavras que foram grafadas no cartaz e a parte interpretativa da atividade seja feita. Esse longo processo de realização das atividades muito soma para que as crianças compreendam toda a organização do gênero textual em lócus. Como última parte da atividade pode ser sugerido que as crianças façam uma dramatização com a letra da cantiga.