Redes sociais:

MENU

Pesquisar
Close this search box.

Autoditado Divertido

Autoditado Divertido,

Quem aqui gosta de trabalhar com autoditados? Eu sou bem suspeito para falar sobre isso, porque adoro desafiar as crianças a escrever do modo que elas sabem para que eu possa fazer as intervenções necessárias posteriormente.

E nem preciso mais falar que o caminho é esse porque já sabemos, não é?

ARQUIVO GRATUITO PARA BAIXAR

CLIQUE AQUI

 Vamos entender como funciona essa atividade?

Como o título já fala se trata de mais uma atividade de escrita. As crianças devem ser estimuladas a escrever constantemente, para possam avançar dentro das hipóteses de escrita e consigam escrever convencionalmente correto. Mas, isso só acontece quando as crianças são postas diante de muitos desafios e isso nem sempre é uma tarefa tão fácil. Nem para os estudantes nem para os professores que precisam está estudando e pesquisando atividades para desenvolver com as crianças. É sempre bom fazer essa reflexão para que possamos amadurecer enquanto professores alfabetizadores que somos. Todos os dias, nos deparemos com situações diferentes na sala de aula. E esses desafios muitas das vezes nos deixa pra baixo. Devemos estar atentos para que nada nos pare. Acredito que vocês já perceberam que eu sempre trago algumas ideias antes de começar a explicar as atividades para vocês. Eu gosto de fazer, porque sinto-me como parte da história docente de vocês, por sempre está aqui compartilhando, inspirando e somando nossos saberes, assim como vocês eu costumo também fazer leituras de vários textos para poder criar as atividades. Ao contrário do que muitos pensam criar atividades não é tão fácil assim. É preciso ter tempo, coragem, determinação, vontade de ajudar e o principal, acreditar que a Educação pode mudar a vida das pessoas. Por isso, antes mesmo de começar a trilhar o caminho de como colocar em prática as minhas sugestões gosto de dividir o que sinto sobre casa post que crio para vocês. E tenho certeza que vocês gostam de ler meus relatos (risos).

Agora vamos para o passo a passo. Quero lembrar que o que colocarei aqui é apenas uma possibilidade, pois muitas outras maneiras de trabalhar com essa atividade existe. Cabe somente a vocês pensar em como fazer isso.

Passo um: entregue para as crianças a folhinha de atividade e deixe que elas observem. Tenho certeza que muitas delas irão perguntar o que deverão fazer na atividade. Essa é um ótima ótima oportunidade para explorar a oralidade delas.

Passo dois: é hora das crianças colocarem a mão na massa e escrever o nome das figuras. É muito importante que o professor certifique-se de todos são capazes de reconhecer sozinhos elas. Nesse momento irá surgir crianças que irão dizer que não conseguem escrever. Peça para que elas façam do jeito que sabem. Oriente-a para que ela pense nos sons e escreva do jeito que souber.

Terceiro passo: hora da correção veja se todos já concluíram a parte de escrita do nome das figuras e faça a correção do jeito que achar melhor, afinal, professor, você é quem conhece melhor que ninguém a sua turma.

Quarta e última parte: colocar as palavras da atividade em ordem alfabética. Providencie alfabeto móvel para facilitar a compreensão por parte das crianças.