Redes sociais:

MENU

Pesquisar
Close this search box.

Atividades Vogais

Atividades Vogais,

Trabalhar com vagais é muito importante. Fazer com elas compreendam o sons delas é mais ainda. Por isso, ao longo de várias publicações agora, irei trazer várias atividades com essa abordagem pra vocês. serão muitas atividades contextualizadas e como já faz parte do nosso processo, irei dar muitas dicas de como desenvolver e trabalhar com essas atividades de um jeito bem diferente em sala.

Agora, vamos conferir um pouco do material. Veja a imagem e como baixá-la.

Esse material é gratuito e para baixar

CLIQUE AQUI

Vamos pensar na prática como desenvolver essa atividade de um jeito significativo e usando vários materiais de suporte. 

Se pararmos pra pensar essa parece na primeira impressão uma atividade simples. e na verdade ela é. Mas, o que vai diferenciar essa atividade é a forma como pode-se desenvolver ela com as crianças. Pega, papel e caneta e vamos planejar juntos.

Por se trata das letras do alfabeto e em especial as vogais, é importante inicialmente apresentar todas as letras e na sequência enfatizar bem as cinco vogais. É pertinente que cada criança tem sobre sua mesa um alfabeto para que elas possam pegar e manusear essas letras durante toda a aula. Esse trabalho com o alfabeto móvel é muito importante, pois esse trabalho constante faz com que as crianças possam reconhecer e identificar as letras. Eu particularmente adoro trabalhar com alfabeto móvel.

Nesse embalo, possa ser que as crianças da Educação Infantil tenham alguma dificuldade na pronúncia do nome das letras, para esse momento recomenda-se que o foco seja apenas com as vogais para que o processo seja leve e todas as crianças sinta-se estimuladas em participar das atividades. Nesse caminho é importante fazer intervenção referente as letras que estão sendo trabalhadas para que elas percebam os sons corretos das letras.

Auxiliar a criança no reconhecimento de todas as figuras é algo primordial, para que elas possam refletir sobre a escrita de todas as palavras que serão trabalhadas. Focar na leitura apontada e a pausada. Passar o dedo em cima de cada letra para a criança poder observar bem. Então, logo entendemos que precisamos ter um cartaz com essas palavras, claro, deixando os espaços em branco, para que durante a leitura eles possam notar que os espaços precisam ser preenchidos. Dando continuidade as atividades o professor pede que as crianças tentem fazer o preenchimento dos espaços em branco afim de preencher corretamente e quando terminar a parte do preenchimento fazer a correção no cartaz de forma coletiva.

Para concluir com a correção é necessário que a criança que o cartaz produzido seja colocado na altura das crianças para que elas possam por conta própria fazer o preenchimento dos espaços com as letras corretas. Caso a crianaças coloque uma letra que não corresponde aso som da sílaba o professor espera que a crianças conclua para pode fazer a intervenção com todos. É muito importante que o professor faça desse momento algo que chame a atenção sem que a o estudante sinta-se constrangida para que nenhuma se sinta desestimulada em participar das atividades.

 

Por Leonel Barbosa