Redes sociais:

MENU

Pesquisar
Close this search box.

Atividades A Casinha da Vovó

Atividades A Casinha da Vovó,

 

Como eu havia prometido no meu último post da outra plataforma, trago agora pra vocês as atividades que poderão ser desenvolvidas as crianças a parte da parlenda a casinha da vovó. Ela tem versinhos simples e encantadores o que chama bastante a atenção dos leitores. E como sabemos esse tipo de texto esse excelentes para trabalhar com as crianças que estão no ciclo de alfabetização (textos de fácil memorização). Confiram na íntegra o material baixando ele. O plano de aula dessa atividade também está disponível para vocês.

Esse arquivo é gratuito e para baixar

CLIQUE AQUI 

Parlenda a casinha da Vovó

Apresentação da atividade:

Nessa atividade o professor prepara um lindo cartaz com a letra da parlenda. Faz a leitura apontada do texto, porque precisamos levar em consideração que muitas crianças ainda não sabem ler e essa leitura apontada ajuda muito as crianças que não tem domínio da leitura. Depois de fazer a leitura o professor pode propor que a turma recite a parlenda cantando. Uma ótima oportunidade para aprimorar a oralidade das crianças.

Agora é hora de colocar em prática a atividade. Após entregar para todos os alunos um fotocópia da atividade o professor realiza com a criança todas as atividades. Na primeira questão o professor pergunta quem as crianças quem consegue realizar a leitura das quatro palavras que estão no grupo, logo em seguida o professor anota na lousa uma palavra e explica o que as elas deverão fazer nessa parte da atividade da um tempo e espera que elas façam, terminando já faz a correção no coletivo. Lembrando: nessa atividade as crianças terão que identificar a primeira letra, a última  letra e a quantidade de letra que cada uma das quatro palavras têm Será um exercício que vai pedir muita a atenção da criança é importante que o ambiente da sala de aula esteja calmo para que todos consigam se concentrar.

Na outra atividade onde as crianças deverão ter compreendido bem o enredo do texto para poder responder elas deverão identificar de quem é a casinha e marcar a resposta correta. Esse exercício de interpretação se faz muito necessário que o professor faça interferências, pois, devemos nos lembrar que essa atividade é para que o aluno construa a habilidade e não uma atividade para saber se ela já consegue fazer isso sozinha. Eu sei que muitos professores não pensam sobre, porque esperam que a criança já faça. Nesse momento dizer que devemos pensar como elas e esquecer que somos adultos e já conseguimos fazer essa atividade sozinho. A segunda questão é de marcar com um x, a terceira questão a criança deve escrever a resposta. Nesse momento se faz mais necessário ainda a intervenção do professor para que a criança que não conseguem escrever sozinhas  percebam que elas têm como suporte o texto para fazer a consulta e e escrever corretamente a palavra. Na última etapa da atividade o professor irá explicar que as crianças irão fazer um desenho para ilustrar a parlenda que foi trabalhada na aula.