Redes sociais:

MENU

Pesquisar
Close this search box.

Atividade letra F

Atividade letra F,

Essa atividade com letra letra F, poderá vivenciada na prática o padrão silábico da respectiva letra. Aqui a ideia á fazer com que as crianças refletiam sobre o som das letras e não faça a repetição pela repetição e sem a escrita do padrão silábico pela escrita. Por meio dessa atividade o professor poderá trabalhar de forma significativa o som da letra. Ao longo muitas publicações que vocês verão por aqui está atividades como essa. Eu não comecei pela primeira consoante, porque preparei essa apedido de uma amiga que precisa fazer uma intervenção na sala de aula dela com a atividade nesse contexto, claro essa será apenas uma das atividades que orientei a fazer com a turma, pois muitas outras atividades de antecipação serão realizadas também com as crianças. Simbora conferir a imagem referente ao post e como baixá-la para usar nas atividades de sala.

Esse arquivo é gratuito e para baixar

CLIQUE AQUI

Agora, pensemos juntos em como fazer em sala essa atividade coma turma!

Inicialmente eu penso que muitos professores entregariam essa atividade e pediriam que as crianças respondessem após a explicação e leitura do enunciado de cada uma das questões. Caros professores, esse é caminho que a maioria dos nossos colegas fazem e nós fazemos parte do grupo que pensa diferente e acredita em prática de ensino contextualizada e valorosa para os nossos estudantes. O caminho mais fácil que muitas vezes o professor pensa em trilhar não leva aos lugares de sucesso, então, pensemos diferentes da maioria é por isso que estou aqui com vocês diariamente conversando e partilhando todas as minhas experiências. Vamos lá por em prática essa atividade massa?

Bom, para começar a gente já leva em um cartaz a letra em escrita em diferentes formas, para que o conceito de letra seja trabalhado e as crianças reconheçam e saibam diferenciar os diferentes tipos de letra. É comum encontrar professores que ainda não tem essa prática em sala de aula e isso prejudica muito o processo de aprendizagem dos nossos estudantes. Após apresentar a letra perguntar entre as crianças se elas já viram a letra se elas sabem de algo que se escreve com a mesma etc. Nesse momento é importante fazer o registro de tudo que as crianças forem falando para que elas possam constatar o escrito com o falado. Assim elas perceberam que a escrita é uma representação da fala. Um estratégia importantíssima para realizar com as crianças que estão no ciclo de alfabetização.

Para finalizar essa atividade o processo entregará a folhinha com a atividade, fará uma representação na lousa com outra palavra mostrando para as crianças como eles devem responder a primeira questão. O professor dar um tempo para que elas possam pensar e responder. Na segunda questão sendo uma atividade de completar o professor repeti o situação de explicação da atividade anterior, colocando uma situação modelo na lousa para que as crianças percebam como deve ser respondida a questão. Por se tratar de uma forma de diferente de responder a atividade as crianças logo notaram a diferença de compreenderam o que é uma sílaba e a sua função sonora nas palavras.

Boa aula!