Redes sociais:

MENU

Pesquisar
Close this search box.

Atividade formação de palavras

Atividade formação de palavras,

Olá professores e professoras! Como vocês estão? Como foi promessa do O Novo Professor, esse ano veremos por aqui muitas atividades de alfabetização. Precisamos fazer um intensivo trabalho esse ano com nossas crianças para poder alfabetizar elas e com muito esforço e trabalho com ótimos materiais iremos conseguir fazer esse trabalho de ressignificação da aprendizagem. Vamos conferir mais uma atividade do componente curricular Língua Portuguesa?

Vejamos agora na íntegra a atividade e como ela poderá ser aplicada e para qual nível de escrita ela melhor se adequa. É importante ter esse olhar atento para escolher as atividades certas.

Arquivo gratuito, para baixar

CLIQUE AQUI 

E para que nível de escrita esse tipo de atividade deve ser apresentada?

Bom, vem comigo que eu te respondo agora.

Se pararmos para observar nessa atividade a criança deverá organizar as letras afim de formar as palavras. Claro, do nosso ponto de vista para ser muito fácil fazer isso, mas não é. Para o estudante que ainda não é alfabetizado essa atividade é muito difícil porque ela percebe o número de letras que cada figura tem o de forma espontânea perceberá que terá que usar todas elas. Por meio dessa atividade também será possível trabalhar os sons das letras, tarefa muito importante para essa etapa de escolarização. Os novos estudos apontam a importância de trabalhar com as crianças os sons das letras porque para o aprendizado da leitura e da escrita e ainda sabe-se que saber combinar fonemas para formar palavras e segmentá-la é uma tarefa necessária.

Mas como as crianças deverão realizar essa atividade?

O professor deverá entregar entre as crianças uma fotocopia da atividade, fazer uma explanação oral para estimular as crianças e chamar a atenção para o que está sendo proposto. Nesse momento é importante que o professor faça com que as crianças acreditem que são capazes de realizar essa atividade, e na verdade sabemos que elas são, porque elas só precisam de pessoas que acreditem no potencial de cada uma delas.

O professor poderá nessa atividade organizar a turma em dupla, fazendo agrupamentos produtivos para que elas possam fazer em dupla, assim, uma criança vai ajudando a outra a formar as palavras. Nesse processo a criança não precisa fazer tudo sozinha, porque é na troca entre os pares que aprendizagem acontece de forma mais rápida, não é mesmo?

Após as crianças terem feito toda a parte de escrita o professor pode oportunizar um momento para que elas possam fazer a pintura de todas as figuras do modo que achar melhor. As crianças adoram pintar e de certas forma isso acaba cativando cada vez mais elas.

Para finalizar o professor pode organizar uma correção de várias formas, e escrevendo na lousa as palavras que as crianças formaram, elas vão dizendo o nome de cada letra que forma o nome da figura. Dessa forma toda a turma participa e ninguém fica para trás. Uma outra possibilidade de atividade complementar a partir dessa atividade. A criança pode recortar em revistas e outros materiais a letras que formam o nome da figuras para colar no caderno.