Redes sociais:

MENU

Pesquisar
Close this search box.

Atividade de Dobro com música

Atividade de Dobro com música,

 

Música para trabalhar com matemática e um objeto de conhecimento específico é lago bom e eu vou compartilhar co vocês. Vocês já sabem, por aqui é novidade atrás de novidade. Confere na imagem de destaque o conteúdo da publicação e depois confere como baixar e como pode trabalhar na prática com esse recurso.

Esse arquivo é gratuito e para baixar

CLIQUE AQUI 

Duplamente boo, duplamente bee

Essa música que eu elaborei para trabalhar dobre está comigo a bastante tempo, só que nunca compartilhei ela antes porque não tinha tempo de sistematizar o material e vim compartilhar com vocês, mas, agora vou resolver essa problema.

Como trabalhar com esse recurso: o professor incialmente deve preparar um cartaz com letra da música e expor para toda a turma. Depois, realizar uma leitura pausada da letra da música, enfatizar que o título da música é Duplamente boo, duplamente bee. Após realizar uma leitura detalhada o professor deve criar um ritmo e cantar a canção juntos com as crianças. Sabemos que no primeiro momento é fazer os ensaios necessários para que além de aprender o ritmo da música consigam memorizar a letra também. Feito isso o professor deixa que as crianças cantem sozinhas, nesse meio, pode-se criar uma coreografia para trabalhar com movimentos corporais da criança também.

Passada essa etapa de apresentação letra da canção é hora de começar o aprofundamento com a atividade. O professor vai perguntar entre as crianças sobre o que a música fala. Neste momento elas irão apresentar suas suposições sobre a letra da canção, dizer fala do sapo dos números etc. É necessário deixar elas bem a vontade e só fazer as intervenções no momento certo.

Hora da atividade: organize as crianças e agora entregue para cada uma delas uma folhinha com a letra da canção. Peça que a criança destaque no corpo da música somente os números, marcando com um lápis de pintar de sua preferência. Logo após, conferir de mesa em mesa se todos conseguiram encontrar. Caso alguma criança não conseguido achar todos, determina uma criança que concluiu toda a etapa pra ajudar quem sentiu dificuldade para fazer. Nesse movimento as crianças interagem também com os colegas e podem aprender com eles.

É muito necessário que o professor prepare um material que faça alusão a e letra da música, me refiro em especial a um material concreto para que os estudantes possam manusear e perceber na prática aquilo que está sendo trabalhado. Como atividade prática deixo como sugestão que seja planejamento um momento de protagonismo onde as crianças nos espaços da escola saem busca de elementos para formar dobros de elementos específicos. Para movimentar um professor prepara e separa alguns números para sortear e alguma criança fala qual é o dobro do número sorteado além de uma atividade oral essa proposta serve como uma atividade de ditado de números. Na medida em que vão respondendo vão também registrando no seu próprio caderno. Percebemos que aqui temos muitas possibilidades de trabalho apenas com a letra dessa canção. Agora é só pôr em prática e colher os frutos com o passar do tempo.