Redes sociais:

MENU

Pesquisar
Close this search box.

Atividade de Ciências animais

Atividade de Ciências animais,

Vamos falar de uma atividade do componente curricular Ciências? Essa maravilhosa de atividade vai abordar mais de um objeto de conhecimento. Por meio dessa atividade será possível trabalhar de forma integrada com eles. O que é um facilitador e do meu ponto de vista como professor ajudar o estudante a compreender melhor a proposta de trabalho com esse conteúdos. Veremos agora um pouco da atividade por meio da imagem e depois disso como baixar ela, e na sequência eu mostro para vocês algumas possibilidades de como trabalhar com elas.

Esse arquivo é gratuito e para baixar

CLIQUE AQUI 

 

Vamos falar um pouco sobre interdisciplinariedade na prática

Apesar de inicialmente não ter tratado desse assunto no começo da atividade eu reservei esse momento para falar que por meio dessa atividade é possível trabalhar a interdisciplinariedade, podemos aqui alinhar vários componentes curriculares, mas eu vou deixar como sugestão para vocês trabalhar apenas com Ciências e Língua Portuguesa. Como primeira etapa da atividade eu sugiro que vocês trabalhem em Língua Portuguesa o gênero textual lista. E o que deve conter no seu plano de aula no campo das situações didáticas: as crianças deverão produzir uma lista temática com o nome de animais. Nesse  momento da aula o professor deve orientar para que o estudante escreva o maior número de nome de animais e coloque várias espécies diferentes. É muito necessário que o professor prepare um material específico para desenvolver essa parte da atividade. Após os estudantes terem concluído essa etapa o professor perguntar entre as crianças os nomes de animais que eles colocaram na lista. Isso se chama atividade de antecipação ao conteúdo que será trabalhado com as crianças. O que também comprova que as crianças já possuem muitos conhecimentos e que esses só precisam ser aprimorados.

Na segunda etapa da atividade o professor explica para os estudantes que eles vão falar na aula sobre os animais. E apesar de todos serem do grupo dos animais eles estão divididos em categorias deferentes de acordo com suas características. No primeiro as crianças podem responder as algumas perguntas que o próprio pode fazer por meio da oralidade. Exemplo: qual a diferença entre o sapo e galinha. Eu tenho que vai chover opiniões diferentes, isso torna a aula ainda mais produtiva. Passada essa etapa o processo pode levar um vídeo educativo que aborde essa temática. Logo após essa parte o professor  pode entregar para os estudantes as fotocópias das atividades orientar para o preenchimento correto e como desenvolver as atividades. Na primeira folha as crianças deverão uma outra lista. Só que com duas categorias de animais. O que animais que têm patas e os animais que voam. Como a outra atividade já foi trabalhada vai ficar bem fácil para que elas respondam. A criança se sentirá mais confiante. Eu amo trabalho de fazer com que a criança perceba que ela é capaz de fazer tudo com o que ela já sabe. Na outra parte da atividade os estudantes irão desenhar mais duras categorias diferentes: os animais que têm pernas e os animais que têm pelos. Para eles essa será a melhor parte porque eles amam desenhar e pintar.

Essa atividade se aplica muito para turma de 2° ano, seguindo o que propõe e discute a BNCC..

 

Boa atividade!