Redes sociais:

MENU

Pesquisar
Close this search box.

Atividade Consciência Fonológica

Atividade Consciência Fonológica,

Esse atividade para trabalhar Consciência Fonológica é simplesmente fantástica. Por meio dela é possível trabalhar a consciência fonética de um jeito bem divertido com as crianças. Com esse tipo de atividade fica muito fácil de despertar a atenção das crianças.

Baixe o arquivo gratuitamente:

CLIQUE AQUI

Vamos aplicar essa atividade de um jeito bacana?

Além de pensar nas atividades é muito importante que saibamos como aplicá-las com a turma de uma forma correta para que tenhamos o máximo possível de garantia das aprendizagens.

É muito importante desenvolver essa atividade de forma que a criança compreenda do que ela se trata. Então, inicialmente pode-se desenvolver ela com a Educação Infantil, Anos Iniciais e com alunos com dificuldades de aprendizagem.

Na Educação Infantil é importante em primeira etapa, fazer uma apresentação de todas as figuras e perguntar entre as crianças se elas conhecem os elementos e se já viram algum deles em determinado momento. Na sequência, deixar que elas peguem nas figuras para que possam ver de perto os detalhes. Esse contato com o material concreto é primordial para essa fase de escolarização. Para dar continuidade ao processo de desenvolvimento da atividade a professora ou professor, explica para as crianças que os nomes dos elementos tem som e que irão trabalhar esses sons usando um grão específico (o grão de milho). É bem importante que a explicação seja feita de forma tranquila para que as crianças de fato consigam entender.

Já nos Anos Iniciais (ensino fundamental), como as crianças têm uma bagagem de certo modo maior, pode-se ampliar o desenvolvimento dessa atividade. De antemão, ao apresentar a proposta de atividade e explicar entre eles, podemos fazer algumas outras atividades antecipação, usar caixa para colocar as figuras, um envelope, um saco de TNT etc. O importante na hora da realização é prender a atenção dos estudantes para que eles possam manter-se concentrado e compreender toda a proposta.

Passado essa etapa de antecipação da atividade é hora de por em prática. Para dar início é pertinente que peça para que os estudantes preparem o caderno para escrever o nome de todas as figuras que serão apresentadas. Não se faz necessário fazer uma correção ortográfica das palavras que serão escritas em primeiro momento, até porque não é esse o objetivo da proposta trabalhada.

Na sequência, separar os grãos e pedir que as crianças coloquem um grão no círculo toda vez que ela abrir a boca para pronunciar a palavra/o nome da figura. Dica: é fundamental que seja realizada com a sala de aula mais tranquila para elas possam se manter o concentrados.

Outras possibilidades de aplicar!

Além de fazer de modo individual da também para fazer com a turma em duplas. E como seria possível fazer isso? Vamos lá! Ao organizar as duplas é interessante colocar as crianças como níveis de leitura próximos para que eles possam compartilhar experiências juntos.

Todas as etapas de preparação são muito importante para que as crianças possam aprender de um jeito diferente, pois, sabemos focar em propostas diferenciadas não é apenas uma questão de inovação, mas, de melhorar os processos de ensino a aprendizagem dos estudantes.