Redes sociais:

MENU

Pesquisar
Close this search box.

Antecessor e Sucessor

Antecessor e Sucessor,

Eu escutei atividade de matemática?

Sim ou claro?! Gente, O Novo Professor também prepara vocês atividade do componente curricular Matemática. E nessa atividade vamos poder explorar a forma que a criança pensa sobre a organização do números seja em pequenas sequências e escalas entre os números. Vem comigo que vou te explicar um pouco dessa atividade. Vamos conferir a imagem da atividade e saber o que fazer para baixá-la.

Esse arquivo é gratuito e para baixar

CLIQUE AQUI 

Você sabe como aplicar essa atividade de um jeito bem legal?

Bom como já é de costume eu sempre detalho o passo a passo de cada uma das atividades e nessa de matemática não será diferente.

Sabemos que toda e qualquer prática deve ser bem planejada, e planejada com intencionalidade para que ela tenha relevância para todos os nossos estudantes e elas possam aprende de verdade. Sabe-se que o ensino da matemática nos anos iniciais é bem delicado, para fazer com que as crianças prestem atenção nos objetos de ensino que estão sendo trabalhados precisamos ter recursos necessários e muito embora essa já seja uma atividade “pronta”, precisamos ter muito cuidado com esse tipo de material, pois ele não pode cair na rotina de toda nossa prática. E o que eu quero dizer com isso? Que podemos usar e abusar desses materiais para devemos contextualizá-lo e aplicá-lo de um jeito diferente, para que a criança não faça o preenchimento pelo preenchimento e não aja reflexão sobre o processo de escrita dos números no contexto da vida cotidiana.

Vamos ao passo a passo a agora:

Atividade de antecipação: o professor pode e deve após entregar a folhinha para as crianças perguntar entre elas se alguém já viu alguns dos números que está na folhinha, onde viu, o que chamou a atenção para lembrar desse números. Aposto que muitas crianças irão trazer suas opiniões expressar suas ideias. Esse momento de troca é fantástico e necessário, pois estamos dando o direito a criança de ser protagonista da sua própria aprendizagem e isso é premissa de metodologia ativa que está proposto da BNCC.

Vocês concordam que essa parte foi quase uma aula inteira, né? Mas, vamos para parte final da atividade deixar que as crianças façam o preenchimento da atividade escrevendo os números que completam as colunas. Na primeira coluna as crianças devem observar os seis números da colunas escrever todos os número que vem antes de quarenta, doze, trinta e dois, cinquenta e um, dezenove e vinte e três. Na segunda coluna as crianças devem escrever os números onze, vinte, trinta e quatro, vinte e cinco, quarenta e seis e setenta e um. Na última coluna a criança vai observar os números que vem depois de trinta, catorze, cinquenta e cinco, sessenta e um, dezessete e noventa e nove. DICA DE CORREÇÃO: reproduza essa atividade na lousa e convide algumas crianças para completar com o número que ela completou na atividade. É importante que elas escolham onde quer escrever o número. Dessa forma ficará espontânea. A criança protagnista no seu processo de aprendizagem fazendo escolhas.