Breve Descrição da Atividade – “Cadê o Acento?”
A atividade “Cadê o Acento?” tem como objetivo desenvolver a habilidade de identificar, reconhecer e utilizar corretamente os acentos gráficos nas palavras. O estudante observará palavras escritas sem acentuação e deverá reescrevê-las aplicando o acento adequado (agudo, circunflexo ou til). A proposta estimula atenção, percepção visual, leitura cuidadosa, consciência fonológica e ortográfica, além de ampliar o vocabulário e favorecer a autonomia na escrita.
O trabalho pode ser feito individualmente ou em duplas, promovendo troca de ideias e justificativas sobre o uso dos acentos. Também pode ser usado como atividade de revisão ou diagnóstico.
📘 Habilidades da BNCC Relacionadas
📌 Língua Portuguesa – Anos Iniciais (1º ao 5º ano)
✔ EF01LP05
Reconhecer o sistema de escrita alfabética, observando letras e formas corretas de escrita de palavras.
✔ EF02LP07
Ler e escrever palavras, identificando regularidades e irregularidades ortográficas.
✔ EF02LP09
Revisar textos com apoio do professor, utilizando regras de ortografia e acentuação.
✔ EF03LP09
Empregar, em textos e listas de palavras, regras de ortografia, incluindo sílabas complexas e acentuação gráfica.
✔ EF04LP10
Utilizar corretamente acentuação gráfica em palavras oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas de uso frequente.
✔ EF05LP10 ;Aplicar as regras ortográficas e de acentuação gráfica ao produzir e revisar textos.
Para baixar o arquivo:
E aí? Muito boa essa atividade, não é?
Então, não deixa de curtir as minhas redes sociais e baixar os materiais.
Qualquer coisa me manda mensagem no direct do Instagram: @onovoprofessor
Para ver o vídeo de como realizar essa atividade, veja o vídeo no meu perfil do Instagram – O Novo Professor.
E se preferir manda mensagem no meu Pinterest: O Novo Professor






